Crônicas · Vídeos

Nas trilhas da liberdade

Quem vence todas as guerras senão Ela? É exatamente o que Ela pensa. Quer te convencer a desistir. Mas a bandeira hasteada da nossa vida tremulará na Paz. Queira! Eu não mais a vejo com olhar de admiração. Faça assim. Eu a amei, não a ame! Percebi, quase tarde demais, que é má. Diz-se boa. Diz-se cristã. Seu sorriso, seus modos persuasivos. Suas palavras mágicas e, ao mesmo tempo, dadas as tantas ambiguidades, procuram uma vida preciosa pra enfeitiçar. O que ela tem na felicidade tem o demônio no céu. As palavras que saem de penas da fúria com um risco de aço cada ao centro são armas que ela se usa há anos. Não restam dúvidas de que fui tranquilamente hipnotizado. Não seja! Eu me calei e me escondi. Ela percebeu minha reclusão e ficou nua. Era uma visão sedutora. O corpo era de uma mulher que se parecia com o fogo de mil florestas incendiadas. Fugi, mas ela estava em toda a parte. À frente, ao lado, atrás. A paz que vem das batalhas travadas no âmago fez de mim um lutador feroz. Embora não se ouçam estrondos, não se vejam explosões e não se esvaia o sangue dos ferimentos das tantas lutas, ou voem pedaços de corpos em nuvens de fumaça, eu lutei. Lute comigo! Rasteje se for preciso. No meio da lama, nas noites chuvosas fique atento aos sons das gotas, diferenciando-os dos passos. Em tenebrosos relâmpagos contemplei sua mente. Não podia fechar meus olhos, Ela se transformara num exército poderoso. Dela não se foge. Nem medrosos, covardes e desertores escapam. Enfrenta-se ou enfrenta-se. Tantas e tantas miríades de miríades sucumbiram. Eu fiquei. Diante Dela. Num último ímpeto de coragem, eu a desafiei. Com a mesma pressão do soldado que pisa na mina. Ou a solidão como se distante de tudo e de todos. E quando inevitavelmente tombar, eu tombarei de pé. A dor que sucede pode não ter tamanho ou controle. Mas eu permanecerei impassível à tortura. Permaneça! Ela pegou minhas mãos. Beijou-as. Disse. Eu disse. E acabou. Não há mais coisa alguma a dizer. Não há mais coisa alguma a dizer. Não diga nada. Aquele que te salvará sabe de tudo. Sabe tudo! E te fará caminhar nas trilhas da liberdade.

 

