Artigos · Recanto das Letras · Religião

Trindade me é incompreensível (Republicação)

Se há algo a mim incompreensível é a Trindade. Não consigo penetrar em sua essência. Todos os textos parecem me levar a ela, ao mesmo tempo, todos me parecem afastar dela. Quando acho que apreendi, tudo desmorona e volta ao zero. A amplitude de tal compreensão não parece ter sido posta para o homem se inteirar na Terra. Talvez seja preciso beirar a eternidade. Aí sim: verei face a face!

A palavra Trindade não é achada na Bíblia. Vemos ela como acidente de reflexões posteriores. Deus é Um. É o que a Bíblia diz. Trindade, portanto, não é e nem pode ser três deuses. Isso é paganismo, idolatria. Deus é Um que se manifesta em Três pessoas. Mas manifestação seria o termo correto? Pois aí teríamos outro problema. Deus pode se manifestar em tudo. Aliás tudo o que existe, por assim dizer, é manifestação de Deus. Mas se colocar o verbo ser, certamente incorrerei num erro tremendo. Pois Deus é Indivisível. É difícil achar na Trindade até um resumo do Resumo. Três são Um: acho que aqui a polêmica pode ser diminuída. Eis aí um possível resumo do resumo.

Jesus, ao ser batizado, traz sobre si o testemunho do Pai e a Presença do Espírito Santo. Muitos viram nisso a consumação do Deus trino, da Trindade. Há ainda, após a ressurreição de Cristo, a manifestação de uma ordem que, infelizmente, só é encontrada nesse Evangelho, e muito se discute sua inclusão pela Igreja Romana. Pai, Filho e Espírito Santo!

Porém, veremos ainda diversos outros textos que nos trazem a mesma concepção, não tão direta, mas facilmente sentida nas cartas e em outros Evangelhos. Mas e o que isso teria com a Trindade? Seria a Trindade uma criação humana para simplificação do que é inexplicável? Uma intuição hermenêutica baseada em subjetividades? Jesus é Deus? Ou Deus está em Jesus como jamais esteve em outro? Jesus é chamado Sumo Sacerdote. Com a Trindade, sendo ela Um Deus e não três. Jesus seria o Sumo Sacerdote, a Oferta e o próprio Deus a receber a oferta? Não, claro. Jesus seria uma Outra Pessoa da concepção trinitária. Mas isso não é divisão? Deus não é indivisível? A Trindade é divisão de Deus? Se for, é blasfêmia das piores.

Grande é o mistério. Pois Jesus diz que quem vê a Ele vê o Pai. Eis aí algo interessante. Jesus é a Imagem possível de Deus ao homem ou é Deus?! E por que não disse logo, sou Deus? “Quem vê a mim vê o Pai” é a mesma coisa? O que Jesus estava querendo dizer? Deus age em mim o tempo todo. Sou um canal, um caminho direto entre o homem e Deus. Ou sou Deus? No entanto, depois diz, já ressuscitado e com Todo o Poder: “Vou para o Pai porque o Pai é maior que Eu.” Jesus menor e ressurreto. Jesus não diz: tomei de volta Todo o Poder, mas “Me é DADO todo o Poder.”

Quem é Jesus? É Filho. Filho é maior que o Pai? Deus é Pai e é Filho dele mesmo? Absolutamente. Mas a Trindade aceita essa distinção maior e menor? Não. A Trindade Eleva Jesus ou rebaixa Deus? E os termos: Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo? Eis aí o que muitos consideram um perigo. Qualquer gramático simplório verá nisso três deuses. Mas não. A Trindade não é ou são três deuses. Deus é Um. Mas esse Um é Três? Ou Três é Um? Há diferença?

Vemos os judeus perseguindo Jesus e o acusando sistematicamente de blasfemo. Seria isso uma prova da Trindade? Algum discípulo disse que Jesus era Deus? Claramente, um. João. Mas não tão claramente para alguns. Jesus estava com Deus e era Deus. Mas outros dizem: Jesus estava com Deus e era divino? Há diferença? Ser Deus não é ser Divino? Não, dirão alguns. Os anjos são criaturas divinas. Mas não são Deus. No entanto, até os anjos O (Jesus Cristo) adoram. Então, ele não é apenas divino nesse sentido, obviamente. É mais que Divino. Mas diz: Vou para o Pai porque é maior que Eu. Então, divino mais que divino e menor que Divino Deus? Três níveis de divindade? Anjos e Arcanjo, Jesus e Deus?

De todos os lados a questão parece ser indissolúvel. Jesus diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Seria o mesmo que dizer: Eu criei o caminho, a verdade e a Vida. Sou o Pai? Se ele fosse Deus, por que não disse logo: Sou Deus, O Pai, e aqui sou um Homem, temporariamente? Mas também sou Divino eternamente? No entanto, Sou Filho e Menor? Mas a Trindade diz o quê? Que Deus é maior que o Filho? Não. E nem Cristo em outro lugar: Eu e o Pai somos UM! Mas isso é o quê? Somos Um é somos O Mesmo ou Somos Um é de intento? Mesmo Foco e Objetivo?

Paulo diz: Um só Deus, Um só Senhor… Mas chama Jesus Cristo de Senhor. E no Antigo Testamento, dirão alguns, Senhor é Deus. No entanto, Davi por revelação diz: O Senhor disse ao Meu Senhor. Dois Senhores? Não. O nome de Deus está suprimido no primeiro Senhor por temor judeu já conhecido. Deus (O Nome) disse ao meu Senhor. Esse seria o mais correto. E não criaria conflito com Paulo. Um Deus e Um Senhor é o que o Salmo diz e o que Paulo afirma. E a Trindade, diz o mesmo? Diz o mesmo. Mas por vezes parece dizer o contrário. É complexo. Eu realmente vou imitar alguém: só sei que nada sei.

Publicado em: 20/05/2015
4 comentários em “Trindade me é incompreensível (Republicação)

  1. Não deveria haver, caro WLD. A verdade, acerca da Trindade Santa de Deus, mistério ainda à nós, simples mortais, é bem antiga. Revelada pelo próprio Jesus Cristo, e confirmada, pouco depois, muito mais de uma vez por estudiosos!

    Gentileza, caso desejem conferir post sobre A Santíssima Trindade de Deus: https://historiadesantos.wordpress.com/2016/05/22/solenidade-da-santissima-trindade/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pois é, caro amigo. De fato, não deveria haver. Trata-se de algo inerente ao cristianismo. Eu creio, só não consigo entender. Mas é como você disse, é um mistério, e mistérios espirituais são incompreensíveis a nós, simples mortais. Obrigado pela indicação, certamente lerei. Um abraço, ótima semana, prezado amigo.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

