Artigos · Opinião · Recanto das Letras

Hipnose Coletiva por Miguel Carqueija

 

Figura1

Lendo esse texto do Escritor Miguel Carqueija, vi-me pensando em como estamos reféns do uso desenfreado da tecnologia. E de como ela está afetando nossas relações. Além dos riscos à nossa própria segurança e à coletiva. Decidi compartilhar com vocês por considerar os acontecimentos, opiniões e questionamentos narrados relevantes e úteis a todos. Espero que seja producente e nos leve à reflexão. 


Hipnose coletiva

HIPNOSE COLETIVA
Miguel Carqueija

É uma situação apavorante que vivemos nos dias atuais.
Anos atrás, ainda no final do milênio passado, uma amiga contou-me que perdera o marido por causa da internet. Ele se “perdera” na net.
A alienação trazida pelo audio-visual, já bastante perceptível na era da televisão, acentuou-se muito mais, após a internet comum, com as redes sociais e agroa com o aperfeiçoamento dos aparelhos individuais, cheios de recursos, “tablets”, “smartphones” ou que outros nomes inventem. E as pessoas agora vivem no face, no whattsap e Deus sabe o que mais virá.
E pelo que consta, 90 por cento do que ficam vendo nos “fones espertos” é bobagem, frivolidade, falta do que fazer.
Notem bem, não deixo de apreciar e valorizar a Ciência e a Tecnologia. Mas, e a perda de prioridades, e de senso crítico? No ônibus e principalmente no metrô, se você quiser reparar nessas coisas, vai perder a conta das pessoas que estão lá com o dedinho nas suas tábuas eletrônicas, numa hipnose sem fim. Esse vício, semelhante a uma dependência química, está provocando inúmeros problemas. Brigas de casais, tendinite, bursite, perda de senso do que é realmente importante. Taxistas dirigem com fones de ouvido e o tal aparelinho, à procura de clientes. Acidentes estão acontecendo. Falou-me um amigo de um desastre, onde o motorista estava dirigindo e ao mesmo tempo digitando no “smartphone”. Esse mesmo amigo flagrou a empregada doméstica em seu quarto, ajoelhada junto à cama, dedilhando… quando deveria estar trabalhando.
O que está acontecendo em nossa sociedade? Por que está ocorrendo esse processo de imbecilização das massas?
Depois tem gente que chama o período medieval de Idade das Trevas! A Idade das Trevas é essa época que estamos vivenciando em nossos dias!
Não percebem os viciados em internet portátil e redes sociais que estão perdendo um tempo estúpido, deixando a vida escoar, prejudicando a família, ao se deixarem dominar pelo aparelinho hipnótico? E que se expoem nas ruas a assaltos, atropelamentos, por não prestarem a devida atenção ao mundo ao redor, e ao que fazem?
Vimos uma mulher atravessar a rua. Na mão esquerda o “smartphone”; com a direita puxava a coleira com seu cachorrinho. E o meu amigo comentou que ela deveria arranjar um cão-guia de cegos…
É catastrófico, inacreditável o que está acontecendo, e a mídia faz pouco disso. Claro, quanto dinheiro não representa a venda dos aparelhos?
Como serão as próximas gerações? Está surgindo uma raça de androides, pessoas meio cibernéticas, pois vivem plugadas. O que virá depois? Onde é que isso vai terminar?

Rio de Janeiro, 6 de março de 2016.


Miguel Carqueija é Escritor Publicado e carioca. Católico e conservador. Tem vasta produção postada no Site Recanto das Letras sob diversas gêneses. Inclusive 31 e-livros disponíveis para download gratuitamente. Minhas leituras preferidas são as de ficção e as de teor opinativo, principalmente das que tratam de nossa época a que chama, como se vê acima, de Idade das trevas. Um e-livro que li e recomendo é o intitulado: Em Busca do Cachorro Prodígio – certamente há outros tão interessantes quanto, só não tive tempo de conhecer mais da sua obra. Se quiser ler outros textos, visite sua página clicando aqui. Ficaria grato se, após ler o texto acima, desse seu feedback no texto original: aqui. Agradeço imensamente a leitura. 

Anúncios

Um comentário em “Hipnose Coletiva por Miguel Carqueija

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s