Pensamentos · Recanto das Letras

A quem interessa a não existência de Deus? (Republicação)

demon-161049_960_720

“Ninguém nega Deus a não ser que lhe interesse que Deus não exista”
Agostinho.

A lista seria infinita, vou chegar somente a alguns, obviamente.

Nero

Calígula

Adolf Hitler

Mao Tsé-tung

Harry S. Truman

Hideki Tojo

Lênin

Genghis Khan

Joseph Stalin

Kruschev

Kublai Khan

Imperatriz Cixi

Leopoldo II

Chiang Kai-shek

Átila

Ungern-Sternberg

Charles Manson

Pol Pot

Isabel Báthory

Kamuzu Banda

Francisco Pizarro

Henrique VIII

Heinrich Himmler

Hernán Cortez

Id Amin Dada

Domiciano

Ilse Koch

Herodes

Che Guevara

Estado Islâmico

Boko Haram

Talibã

Al Qaeda

FARC

Foro de São Paulo

 

Justiniano I

Jezabel

Nicolau Ceausescu

François Duvalier

Tamerlane

Torquemada

Robespierre

E………

Principalmente, o Diabo. Também conhecido como capeta, cão, Satanás, demônio entre outros.

Obs: Adicionei alguns ao original.

Publicado originalmente no Recanto das Letras em: 29/04/2015

8 comentários em “A quem interessa a não existência de Deus? (Republicação)

  1. Olá, Waldir!
    Tudo bem?
    Sabe, eu não acredito em Deus (racionalmente). Não tento provar que ele não existe. Mas não acredito. Isso vai acabar com nossa amizade recém constituída?
    Eu me acho uma boa pessoa, pratico meditação, tento fazer o bem, acredito em energias, na ligação de todos os seres da Natureza… Mas há alguns anos passei a não acreditar em Deus.
    Meus filhos são meninos maravilhosos, não costumam fazer aos outros o que não gostariam que fosse feito a eles, são cidadãos conscientes (ou estão se tornando), mas terão a liberdade da escolha em acreditar ou não.
    Sei que tudo isso é muito controverso.
    Acho a religião (qualquer que seja ela) necessária para a vida social.
    Você não vai me colocar na sua lista, vai?
    Um grande abraço!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Meu Deus, não. Mas não mesmo! A verdade é que esses eram textos mais circunstanciais, devido ao público que estava habituado a discutir, ler e ser lido no outro site. Não sei se escreveria mais textos assim, até porque aqui não faz muito sentido. Percebi que no geral as pessoas aqui não gostam de textos políticos, textos que gerem debates acalorados entre ateus e religiosos e afins. Estou publicando eles mais para que vocês me conheçam melhor, falo dos que aqui vou seguindo e sendo seguido e vejam um pouco mais da minha trajetória. Parece estranho, mas mudei bastante minha visão. Até porque tem textos com quase três anos, natural. Estou relendo meus textos, são mais de 400, não são poucos os que discordo agora. E não são poucos os que percebi que o tom foi horrível, além de ser dúbio como esse. Embora não fosse esse o objetivo, a impressão inicial é que equiparei todos os que não creem em Deus aos da lista. O que seria um absurdo, claro. Estou preparando um texto sobre a convivência com pessoas que pensam diferente. Falo a respeito do que você disse, ateu, religioso, casado, solteiro, de esquerda e de direita. Enfim, um texto sobre tolerância e aprendizado. Peço que olhe com olhos diferentes para as republicações. Forte abraço, e obrigado por manifestar sua opinião. Fico muito feliz com a crítica quando é construtiva, útil e educada. 😉

      Curtido por 1 pessoa

      1. Que bom! Agora fiquei mais tranquila!
        É interessante como nossa visão vai mudando ao longo da vida, não é verdade?
        As experiências, sofrimentos, problema, novas pessoas, leituras, tudo vai nos transformando e dando novas percepções.
        O bom é quando essas mudanças são no sentido de aumentar a tolerância e diminuir nossos preconceitos.
        Obrigada por compartilhar seus textos antigos. Foi um prazer por ler várias publicações anteriores suas.
        Abraço!

        Curtido por 1 pessoa

  2. Deveria fazer um intitulado: A quem interessa a existência de Deus. Certamente estariam a mídia, o capitalismo e os reacionários. O que eu gosto naqueles que se dizem cristãos é que a maioria não acredita realmente em Jesus. Isso é hilário.

    Curtir

Deixe um comentário

