Recanto das Letras · Redação

Redação Nota 900 Enem 2012 (Republicação)

image

Não é pretensão minha colocar esta redação querendo reconhecimento. Sei que os corretores das redações do Enem vivem sob pressão. Sempre há diversas criticas às notas que parecem não ter um critério claro. Gostaria de postá-la tão somente porque foi um texto produzido dentro de uma escola, sem ar-condicionado, com enorme pressão e num domingo em que ainda precisei trabalhar após a prova, e com tempo definido. Como é minha redação creio que não terei problemas em postar aqui na íntegra, afinal, sem qualquer tipo de edição.

=======================================================

O Brasil emergente.

Atualmente, com a crise mundial, o Brasil tornou-se um refúgio ideal para imigrantes. Isso ocorre, principalmente, por ter o país, hoje, um crescimento sólido e constante, além de ter sofrido pouco com os efeitos da crise. Além disso, a realização da Copa e das Olimpíadas, respectivamente em 2014 e 2015, atraiu muitas oportunidades de empregos e investimentos. Mas terá, o Brasil, capacidade de absorver tamanho fluxo imigratório, dando condições dignas a todos esses imigrantes?

A crise econômica, instalada principalmente na Europa, toma proporções gigantescas. Somente na Espanha, o desemprego atinge cinqüenta por cento da população jovem. Problemas semelhantes são vistos em praticamente todos os países da região. O Brasil, ao contrário desses países, vive seu melhor momento econômico. Mesmo com diversos problemas no cenário mundial econômico, seus efeitos não parecem frear o otimismo e crescimento do país. Porém, toda essa euforia gera conseqüências como a imigração. O aumento imigratório para o Brasil tem crescido absurdamente. Não só dos povos de países afetados pela crise e outros fatores, mas também a volta de brasileiros que estavam no exterior.

Diante dessa perspectiva, o país tem um grande dilema. Como oferecer oportunidades dignas de sobrevivência e geração de empregos para tantos imigrantes, sem o prejuízo dos residentes? Embora seja, o país, considerado por muitos, um país acolhedor e receptivo fica óbvio que não haverão condições de abrigar e corresponder as expectativas dos imigrantes.

Portanto, o governo brasileiro deve agir com extrema cautela. Sem prejudicar a imagem do país no exterior, porém, também fazendo o possível para não prejudicar os residentes brasileiros. Melhorar a fiscalização nas fronteiras e aeroportos, visando diminuir a entrada ilegal de estrangeiros. Também cancelando, quando necessário, a concessão de vistos aos imigrantes. Favorecendo sempre o interesse coletivo dos residentes e acolhendo, sempre que possível, aos demais.

Publicado originalmente no Recanto das Letras em: 27/02/2013

Anúncios

4 comentários em “Redação Nota 900 Enem 2012 (Republicação)

  1. Complicado isso principalmente pra servos de Deus opinar, porque nós vemos na história Bíblica que Deus se agradava dos Países que acolhiam os estrangeiros e era quase um mandamento aos Hebreus. Mas, do ponto de vista pelo qual passamos isso é ingenuidade , se bem que nós sabemos que todos os impostos arrecadados e tudo que nós pagamos dava pra acolher e melhorar a vida de muitos Brasileiros. Não entendo de politica , mas ninguém é cego pra não perceber isso: aqui tem o suficiente !

    Curtir

  2. !Nossa!!!Parabéns!Eu particularmente nunca tinha escutado falar ou conhecido alguém com nota máxima na redação.Eu fiz essa prova e das duas vezes que fiz tirei 850 ou 8,5, fiquei muito feliz com o resultado, ainda mais sabendo o nível que é a escola pública.Até hoje não conhecia quem tivesse tirado maior. Muito boa mesmo sua redação.Sensacional.Abç

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s